quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cristo Redentor: Projeto revitaliza e organiza visitas ao corcovado

As obras de revitalização do acesso ao Corcovado devem ser iniciadas no próximo ano, segundo projeto aprovado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
            Recentemente a estátua de Cristo Redentor, tombada em 2005, passou por reparos e não sofrerá mais intervenções este ano.                                                  JFPr
            O projeto prevê permitir no máximo 1.250 visitantes ao mesmo tempo, e serão instaladas catracas eletrônicas fundamentada no Museu do Futebol, em São Paulo.
                  Carlos Fernando Andrade superintendente do Iphan-Rj argumentou que o fundamental motivo da reforma é o controle do numero de turistas, que aumenta a cada ano. Estima-se a média de 5.400 mil visitantes por dia.
                 Segundo Andrade a proposta para ser aprovada teve de ter alterações, sobretudo na redução das dimensões. “Temos duas situações de patrimônio, o construído e o natural. O maior desafio foi fazer um projeto discreto, que não criasse conflito com o monumento e a paisagem“ exclamou Maurício Prochnik, arquiteto responsável pelo projeto.
A área de alimentação e banheiros será restaurada e todos serão repcionados em uma plataforma única, chegue pela ferrovia ou pela estrada, que contará com instalação de câmaras e nova iluminação.
Prochnik afiançou que o projeto final, já para o início das obras, ficará pronto no máximo em oito meses.
Faltam detalhes da obra, a ser decidido pela Fundação Roberto Marino, consorte do parque e o orçamento da proposta ainda precisa ser aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário