sábado, 27 de novembro de 2010

Mas, será o Benedito?

Curiosidade

Em 1906, uma expedição composta por técnicos explorou o Rio Juqueriquerê e cercanias, além de São Sebastião e arquipélago de Ilhabela, para relatar tudo o que encontrassem ao Governo do Estado de São Paulo. 

Aos exploradores cabia identificar o tipo de vegetação encontrada, topografia do terreno, traçar mapas, qualidade do solo, além de navegarem pelo rio para registrar as suas peculiaridades.


Cabia-lhes também anotar detalhes a respeito do povo que por aqui morava, descrevendo a sua natureza e seus costumes para que fossem compreendidos e assim considerados em futuras gestões governamentais. 

Foi no relatório dessa expedição que um fato curioso chamou à atenção: tratava-se do nome com que os matutos se batizavam por aqui. Quem morava no continente recebia, via de regra, o nome Sebastião. Já os moradores das ilhas se chamavam quase todos Benedito. 

Eis um trecho do relatório: “Como curiosidade talvez possa servir: oitenta por cento do povo desta parte do littoral se chama Benedicto ou Sebastião, parecendo predominar na ilha o primeiro nome e no continente o segundo”.

Postado por: Caraguablog, o Blog de Caraguá - zp

Nenhum comentário:

Postar um comentário