terça-feira, 30 de novembro de 2010

O temível Tamoio, o que não se submeteu

Curiosidade:

Tamoio quer dizer raça ou tribo de índios que habitavam este Litoral Norte no início da colonização portuguesa, certo? Não, errado. 

Tamoio nunca foi raça ou tribo indígena, conforme pensam muitos. Tamoio era, isto sim, um atributo que os Tupinambás davam a si mesmos quando se puseram em pé de guerra contra o invasor português e os índios Guaianases, aliados destes. 

Tamoio queria dizer na língua aborígene: o avô, o mais antigo, o primitivo, o antepassado, portanto, os verdadeiros donos destas terras. Eram pacifistas, alegres, caçadores e pescadores, amantes da música e da dança, exímios executores de instrumentos de sopro e percussão, e que mantinham perfeito asseio corporal, banhando-se uma ou mais vezes ao dia. 

Acossados e ludibriados pelos portugueses, reuniram-se em confederação, a Confederação Tamoia comandada heroicamente pelo cacique Cunhambebe, e decidiram pela guerra. 


Outro mito é dizerem que eram canibais. Na verdade, comiam apenas inimigos; ainda assim, em rituais de explosão de ódio e vingança e desprezo pelo adversário, e não para saciar a fome. 

Pense nisto quando trafegar pela rodovia que rende homenagem ao nosso índio guerreiro, aquele que não se submeteu....
(Fonte: Ubatuba – Documentário, de Washington de Oliveira, o seu Filinho, escritor de Ubatuba)
O Blog de Caraguá - k

Nenhum comentário:

Postar um comentário