quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Participe do projeto Retratos da História

Objetivo é arrecadar vídeos e fotos inéditas da tragédia de 1967

O Governo Municipal de Caraguá iniciou o projeto “Retratos da História”, que busca vídeos e fotos inéditas da catástrofe que assolou a cidade em 1967. O objetivo é expor imagens inéditas daquele triste 18 de março no site oficial (www.caraguatatuba.sp.gov.br) e contribuir para a conscientização da população sobre a capacidade de reação da natureza às intempéries e às intervenções do homem.

As imagens também vão enriquecer o acervo do Museu de Arte e Cultura de Caraguá (MACC). Os interessados devem ligar para a Assessoria de Comunicação da prefeitura que irá retirar os documentos nas residências. As fotos serão digitalizadas em até sete dias e os vídeos transcodificados em 15 dias. Para permitir a reprodução, a pessoa deverá preencher um formulário com os dados pessoais. As fotos e os vídeos originais serão devolvidos aos proprietários, que também terão acesso ao acervo digitalizado. 

Com o empréstimo desses documentos, a pessoa irá contribuir com a história do Brasil e, principalmente, com a de Caraguá.

A Catástrofe de 1967

No dia 18 de março de 1967, a então Vila de Caraguatatuba sofreu uma grande tragédia que destruiu casas, bairros, ruas e toda a história de vida do povo caiçara. Após vários dias de fortes chuvas, a serra do mar ficou enfraquecida e parte da sua superfície veio abaixo levando consigo árvores, lama, pessoas e todos os obstáculos que encontrava pela frente.

Mas um acontecimento salvou a vida da população. A ponte do Rio Santo Antonio sofreu um rompimento que salvou Caraguá. As águas, troncos e entulhos foram levados para o mar, diminuindo a enchente e acabando com a tragédia.

O número de mortos é incalculável. Até hoje, não se sabe ao certo quantas pessoas perderam suas vidas naquele triste sábado, mas notícias da época registram em torno de 500 mortos.

Confira vídeos e fotos das reportagens de emissoras de televisão sobre a Catástrofe de Caraguá pelos endereços:

Serviço
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Caraguá - Tel: (12) 3897-5650 - 26/01/2011
-----------------------------------------------
Fotos: Arquivo público do município de Caraguá – “Arino Sant’ana de Barros”:






Nenhum comentário:

Postar um comentário