segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Rua Lobo, que piada...

Defronte da lateral da prefeitura e da câmara de vereadores algum desavisado, para dizer o mínimo, colocou uma placa de identificação de via pública novinha em folha. Ele pretendeu identificar as duas avenidas que ali se encontram, a Frei Pacífico Wagner e a Siqueira Campos. Só que...

ao fundo, colégio "Thomaz"
...o “entendido” errou ao colocar as placas. A av. Frei Pacífico Wagner ficou identificada apenas como “Pacífico” e a av. Siqueira Campos apenas como “Lobo”. Erro grosseiro de quem demonstra ser complemente alheio às coisas locais, desses alienígenas que arranjam emprego em firmas contratadas pela prefeitura, mas que, da cidade mesmo, entendem bolhufas.

Dá nisso chamar gente de fora para cuidar do que é nosso.

Onde está “Pacífico” daria para escrever pelo menos “Frei Pacífico”, há espaço na placa, dispensado-se o “Wagner”. Até aí compreensível. Mas simplesmente “Pacífico”? O que se estaria homenageando com a identificação? Mais o oceano que banha a costa leste americana e menos o religioso que fez história em nossa Caraguatatuba, com certeza. Verdade que há o nome completo na placa, mas de tão minúsculo que acaba despercebido ou ilegível ao motorista.

Agora, imperdoável mesmo é o “Lobo”. A via pública se chama “av. Siqueira Campos”, e de onde saiu o “Lobo”? De alguma toca porventura existente ali pelos lados da mata acima do Exporte Clube XV de Novembro, o Morro do Tatu?

O que torna o fato mais grave é que o local é bem defronte da câmara de vereadores. É bem de frente para lateral da prefeitura, em que há uma porta por onde o prefeito entra em seu gabinete e dele sai discretamente. A av. Siqueira Campos, identificada como “Lobo”, é onde fica a secretaria de Administração, a cerca de 40 metros de onde está a placa. Dá para acreditar?

prédio em detalhes azuis: prefeitura; fotos: Caraguablog
Aquela “coisa” está lá há quase dez dias e ninguém ainda se tocou. Vereadores, seus assessores, funcionários comuns, inclusive da câmara e da prefeitura, secretários municipais, por ali transitam todos os dias, estacionam seus carros. Ninguém ainda se deu conta da barberagem praticada. A placa está lá, informando um oceano e um animal constante da lista de extinção, menos o nome das consagradas vias públicas de nossa cidade.

O desavisado ou o turista, ao ver a bela placa, fica imaginando: por que não deram o nome de “Atlântico”? Seria mais lógico, pois está aí, à nossa frente. Mas, “Pacífico”... Outros também se indagam acerca do “Lobo”. Seria homenagem ao Lobo Mau, das histórias em quadrinhos? Ao lobo que comeu a vovozinha? Ao lobo que, soprando, derrubou a casa dos três porquinhos? Ou seria homenagem ao cão fiel companheiro do policial Carlos Miranda, da série Vigilante Rodoviário dos anos sessentas? Não dá para saber.

É triste ter de dar esta nota. Mas, se fazem isso bem nas barbas do prefeito e dos vereadores, o que não fariam longe de nossas autoridades?
O Blog de Caragua - k

Nenhum comentário:

Postar um comentário