quarta-feira, 27 de abril de 2011

Porto Novo ganha nova escola para atender 480 crianças

Inauguração integra programação de eventos do aniversário de 154 anos de Caraguá
Uma nova escola será entregue no dia 28 de abril, às 10h, aos moradores do bairro Porto Novo, em Caraguá. O CEI/EMEI Thereza Yanesse Schmidt Cardozo terá capacidade para atender até 480 alunos, sendo 100 no berçário (até 2 anos), 200 no maternal (entre 2 e 4 anos) e 180 crianças na 1ª e 2ª fase da Educação Infantil (dos 4 aos 5 anos). Com essa conquista, os pais poderão trabalhar tranquilos porque seus filhos estarão em um lugar seguro.
O CEI/EMEI tem área construída de 1.796,20 m², que abrange sala de espera, secretaria, administração, diretoria, sala dos professores com copa e sanitários masculino e feminino, cozinha, dispensas para alimentos e materiais de limpeza, lavanderia, oficina de brinquedos, sanitários diferenciados para funcionários e público, refeitório, pátio coberto para lazer com palco, sala de amamentação e rouparia.
Na área dos berçários há refeitório, sanitário com banheiras próprias para bebês, sala de amamentação e varanda coberta para lazer. A escola conta ainda com ampla área externa para brincadeiras que necessitam de espaço e uma quadra poliesportiva integrada ao prédio.
Homenagem
O Centro de Educação Infantil e Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Porto Novo terão o nome da professora Thereza Yanesse Shmidt Cardozo, conforme Lei Municipal 1.924/11.
Natural de Taubaté, Thereza nasceu no dia 11 de janeiro de 1931 e mudou-se para Caraguá em 1969 com a família. Lecionou na escola Profª Adaly Coelho Passos e se aposentou em 1982. Ela dedicou sua vida profissional integralmente ao ensino das crianças passando noções escolares e os princípios básicos de cidadania.

Os bebês precisam de ambientes apropriados para explorarem e desenvolverem a locomoção. Para isso, a escola oferece áreas cobertas em que podem engatinhar. As crianças que já conseguem andar sozinhas têm pátio coberto, que oferece ambiente como mercadinhos e casinhas e atividades de artes plásticas e teatro.
Os banheiros também são adequados às faixas etárias e um deles é totalmente adaptado de acordo com as normas de acessibilidade. Todas as áreas são organizadas e equipadas para garantir à criança o acesso com segurança.
A nova unidade escolar no bairro Porto Novo foi planejada a partir de um estudo conjunto entre a equipe da secretaria de Educação e os engenheiros da secretaria de Obras para atender os parâmetros fornecidos pelo MEC para construção de creches, no caso de Caraguá os Centros de Educação Infantil. Esses parâmetros atendem uma proposta pedagógica adequada às faixas etárias, onde o mobiliário e as salas são organizados para que as crianças sejam estimuladas nas diferentes linguagens e aspectos do desenvolvimento infantil de forma global.
A equipe de atendimento é formada por 50 pessoas: três na equipe gestora, oito professoras, 25 auxiliares de desenvolvimento infantil e 14 funcionários na equipe de apoio.
Assessoria de Comunicação/Foto Gianni D’Angelo/PMC
Caraguablog/JFPr

Nenhum comentário:

Postar um comentário