segunda-feira, 27 de junho de 2011

Baixa visão é tema de seminário para educadores em Caraguá

Professores da rede municipal de ensino de Caraguá participam neste sábado (02/07/2011) da palestra “Educação sem Limites – Ampliando a visão dos professores na educação de crianças com baixa visão”. O curso será no auditório da Fundacc, das 8h às 17h.
Os 140 inscritos no projeto participarão de um seminário sobre o tema, ministrado por membros do setor de Visão Subnormal do departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo. Os palestrantes vão discutir formas de trabalhar com o aluno e como adaptar o material de trabalho para facilitar o aprendizado das crianças.

A coordenadora do setor de Educação Inclusiva da secretaria municipal de Educação, Ivy Malerba, lembra que a participação dos professores é essencial no aprendizado dos alunos. “O objetivo do projeto é sensibilizar os educadores sobre a questão da baixa visão. Modificações simples no material e nas atividades de sala de aula contribuem muito no processo de aprendizado dessas crianças”.     
O evento é realizado pelo Governo Municipal, por meio do setor de Educação Inclusiva, da secretaria de Educação, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, de São Paulo.
Caraguablog/JFPr

Programação
2 de julho (sábado)
8h30 – Abertura
8h45 – Anatomia e fisiologia da visão e principais funções visuais
9h15 – Patologias oculares e implicações funcionais
10h – Vivência e discussão
10h30 – Intervalo
11h – Definição de baixa visão, cegueira e deficiência física
11h15 – Implicações de baixa visão no desenvolvimento e aprendizagem
12h – Avaliação física e funcional da criança com baixa visão
12h30 – Almoço
13h30 – Comportamentos visuais freqüentes em crianças com baixa visão e sugestões de adaptação de material e do meio ambiente
14h30 – Vivência
15h – Apresentação do caso de uma criança com baixa visão e discussão
16h – Discussão sobre a inclusão escolar de criança com baixa visão
17h - Avaliação e encerramento Assessoria de Comunicação/PMC   
Caraguablog/JFPr

Nenhum comentário:

Postar um comentário