segunda-feira, 11 de julho de 2011

Caraguá: Morre o Professor e ex-Vereador Roberto Commans


Foto: facebook de Roberto Commans
O Professor e ex-vereador de Caraguá, Roberto Commans, foi sepultado às 9 horas do dia de hoje no cemitério municipal do bairro Indaiá. O falecimento se deu no dia de ontem, 10 de julho, em São José dos Campos, onde, ao que se sabe, recebia tratamento de leucemia. O corpo somente chegou à cidade por volta das 22 horas. A prefeitura de Caraguá decretou luto oficial.

Deixa viúva e uma filha de 18 anos. Commans era filiado ao PT e exerceu o mandato de vereador em duas oportunidades, de 1993 a 1996 e de 1997 a 2000, tendo fiscalizado a administração do prefeito José Sidney Trombini, já falecido, e do primeiro mandato de Antonio Carlos da Silva, atual prefeito.

Commans, que parte prematuramente aos 52 anos, deixa um exemplo de vereador combativo; de quem colocava, acima de qualquer outro, os interesses da população que representava. Sempre atuou com rigor, fiscalizando principalmente a empresa de ônibus urbanos e a empresa que recolhia o lixo, áreas consideradas um grande problema para qualquer município.

Foto: facebook de Roberto Commans
Foi o autor de vários pedidos de comissões parlamentares de inquérito, CPI, tendo contribuído sobremaneira para o aprimoramento das práticas políticas na cidade. Não se deixava intimidar e denunciava sempre que tinha informações consistentes em suas mãos. Era, acima de tudo, coerente e ético.

Ultimamente, Commans atuava apenas como professor da rede pública, sempre respeitado por seus companheiros e colegas pelas posturas íntegras que sempre assumiu e defendeu. Não prentendia voltar à política, embora fossem insistentes os pedidos de militantes do partido a que pertencia neste sentido. Sempre considerava que seu tempo já tinha passado e que outras lideranças políticas deveriam aparecer para continuar o trabalho.

Nos últimos dias, não aparentava qualquer abatimento por conta da doença, que era desconhecida dos amigos. Sempre alegre, comunicativo e principalmente crítico, dizia-se realizado profissionalmente e alimentava o desejo de se aposentar em breve e até de cursar uma faculdade de Direito, um sonho que sempre teve e que agora via chances de concretizar.

Embora tivesse direito de ter o corpo velado na Câmara Municipal, por ter exercido a vereança, a família não permitiu que assim acontecesse, certamente demonstrando certo ressentimento que em vida nutria o ex-vereador, pelos rumos que  política tomou em Caraguá.

Uma grande perda para todos nós, sem dúvida. O Caraguablog se une aos sentimentos da Família.

Ao Professor Commans, o adeus...

6 comentários:

  1. Bom dia

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 139
    1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
    2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
    3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
    4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
    5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
    6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
    7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Se o professor pudesse falar algo para aqueles que amou aqui na terra diria: " Muita hora nessa calma, gente...". Era isso que lembro muito que ele falava. Descanse em paz.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meu professor, pela amizade e pelos ensinamentos terei voce sempre em meu coraçao

    ResponderExcluir
  4. todos os titiquinhos do jetuba sentirão muita saudade desse professor! ♥

    ResponderExcluir
  5. Ele lutou por um mundo melhor, deixa saudade e que sua luta continue conosco que ficamos

    ResponderExcluir