A foto foi tirada neste sábado, 2, na praia da frente da cidade, perto do rio Santo Antonio. Mostra um casal de gaviões tranquilamente freqüentando a nossa praia, todo imponentes e exibindo a beleza de sua plumagem, envergadura e cores. Predadores por excelência, um deles está saboreando uma pequena rã capturada nos arredores.
A majestade do casal em sua presença na principal praia da cidade demonstra que a natureza se recompõe a cada dia, com aves e mamíferos se aproximando do centro urbano, numa espécie de pacto de amizade com o bicho-homem, que há décadas abandonou sua obstinação de caçar animais silvestres para saciar a fome.
Pertinho dali, no rio Santo Antonio, é comum avistar um casal de capivaras livremente descendo e subindo o rio, alimentando-se, sem ser molestadas por ninguém. No rio que corta o bairro Ipiranga, um casal de lontras exibe-se às pessoas e mostra seu filhote.

Periquitos andam em bandos, barulhentos, pela copada de nossas árvores urbanas, caçando algo para comer aqui e acolá, e até mesmo em busca de local apropriado para se reproduzir.
São tiés-sangue, sanhaços, corruíras, saíras, mariquitas, beija-flores, rolinhas, sabiás-laranjeira que cruzam ruas a todo instante e nos brindam com seus cantos maravilhosos e enternecedores e acrobacias. Pardais e bem-te-vis também dão um show à parte, despertando-nos todas as manhãs para o trabalho e para a vida.
São cenas do cotidiano de Caraguá que nos embalam a alma, enchem-nos de prazer, revelam a presença do divino e fazem-nos acreditar que nem tudo está perdido, e que a vida, apesar de tudo, vale a pena ser vivida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário