sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ministério do Turismo orienta estabelecimentos voltados ao setor o cadastramento no Cadastur

Após 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil 2011, ocorrido na capital paulista onde as cidades do Litoral Norte se apresentaram juntas em um stand do Governo do Estado de São Paulo exclusivo para o Litoral Norte, o governo do estado apresentou orientações do Ministério do Turismo (MinTur) para melhorar ainda mais a estrutura turística.
Cidades do Litoral Norte participam do Salão do Turismo no início do mês em São Paulo
De acordo com as informações do Ministério do Turismo, fornecidas no evento, os municípios turísticos devem cadastrar seus estabelecimentos voltados ao setor no Cadastur.
O cadastro passará a ser considerado pelo Governo Federal o CNPJ dos prestadores de serviços no setor de Turismo. Assim como, a partir de agosto, um novo sistema de reservas on-line será disponibilizado para o segmento hoteleiro.
Devem se cadastrar em caráter obrigatório agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos e acampamentos turísticos. Todos embasados de acordo com a Lei 11.771/2008. Os guias de turismo também devem se cadastrar, conforme a Lei 8.623/1993.
Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, bares, estruturas de apoio ao turismo náutico, locadoras de veículos para turistas e bacharéis na área.
O que é o Cadastur
O Cadastur é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do Turismo. Executado pelo MinTur (Ministério do Turismo), em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.
Tem por objetivo reunir em uma base de dados todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação, bem como meios de hospedagem, bares, restaurantes, entre outros.
Para fazer o cadastro o empreendedor deve acessar o site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) e seguir os procedimentos exigidos.
Vantagens
São diversos os benefícios para o cadastrado, entre eles estão a participação em campanhas, feiras e eventos realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur/Instituto Brasileiro de Turismo; acesso a linhas de crédito específicas para o turismo por meio de instituições financeiras oficiais; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.
Fonte: Depto de Comunicação de São Sebastião
Caraguablog/JFPr

Nenhum comentário:

Postar um comentário