quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Secretaria de Agricultura promove cursos voltados para alimentação saudável


Devido à grande procura, o curso de hortas suspensas se repetirá 
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba (Smapa) realizou na semana passada, mais um curso de hortas suspensas. O curso contou com a participação de 34 pessoas, e devido à grande procura deverá acontecer novamente no final de setembro ou começou de outubro. Durante o curso, Elisangela Rocha, tecnóloga de alimentos da Smapa, também proferiu uma palestra sobre aproveitamentos da banana.
O curso foi ministrado pelos funcionários da Secretaria de Agricultura, Jefferson Lemes de Castilho, gerente de abastecimento e Aparecido Cardoso, gerente de agricultura. De acordo com a Smapa, o principal objetivo desses cursos é incentivar a alimentação saudável.
Hortas suspensas
O projeto de hortas suspensas foi desenvolvido pela Smapa em 2005 e desde então já capacitou mais cerca de 1.200 pessoas. Os participantes do curso aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas, informações nutricionais, qualidade dos alimentos, interação com o meio ambiente e a prática de se plantar mudas diversas em garrafas pet, caixinhas de produtos longa-vida e outros materiais que podem ser reaproveitados.
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como: alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas.
Outros cursos
Além do curso de hortas suspensas os funcionários da Smapa também já ministraram cursos sobre reaproveitamento de alimentos, alimentação saudável, hortas passo a passo, Plantando na Escola, minhocultura urbana, compostagem, adubação verde, recuperação de solos degradados e alimentos orgânicos.
Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

Nenhum comentário:

Postar um comentário