A última Honraria de 2010
Autoria do Decreto é da Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos (PSDB)
A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza hoje, quinta-feira 16 de Dezembro, a partir das 19h30m a sua 12ª e última Sessão Solene do ano, com a entrega do Título de Cidadão Caraguatatubense para o Capitão José Eduardo Stanelis de Aquino, Comandante do Grupamento de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A autoria da honraria competiu a Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB).
O homenageado José Eduardo Stanelis de Aquino nasceu em Ribeirão Preto em agosto de 64, é filho do Coronel reformado da Polícia Militar José Lopes de Aquino e casado com Luz Marina Aparecida Poddis de Aquino, da qual esta união resultou num filho.
Seu primeiro comando no Litoral Norte aconteceu em outubro de 91 e foi a frente do Posto de Bombeiros de São Sebastião. Tinha em mente equipar todas as cidades da região com Bombeiros e Equipamentos para que houvesse um atendimento de qualidade em casos de incêndio, salvamentos e emergências. O resultado disso foi a implantação do Corpo de Bombeiros em Caraguatatuba no ano de 1999, a criação do Projeto Bombeiro Mirim em 2000, com orientação a pelo menos 1.200 crianças.
No mesmo ano numa parceria com a Petrobrás inaugurou a nova sede dos Bombeiros de São Sebastião, dando melhores condições e estrutura para os soldados do fogo ali instalados. Em janeiro de 2001 implantou com a parceria da ONG (Organização Não Governamental) Creche Santo Antonio o Projeto S.O.S. – Bombeiros no Resgate da Cidadania que funcionava nos mesmos moldes do Bombeiro Mirim, porém com verba Estadual para fardamento e alimentação, atendendo a crianças carentes.
Em março de 2001 ajudou a projetar e adquirir a viatura UR-345, na época a mais moderna do estado, construída na cidade de Franca, no interior do estado. Em fevereiro de 2002 implantou junto com a Prefeitura o serviço de atendimento a emergências e resgates com motocicletas, sendo o segundo município do Estado de São Paulo a ter as MOBs – Motos Operacionais de Bombeiros. Em 2003 conseguiu em outra parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba implantar a viatura do tipo ABSR (Auto Bomba Salvamento e Resgate), sendo a primeira cidade do Brasil a ter este modelo de viatura, inspirado num carro de Bombeiros Europeu.
Seus planos de equipar toda a região tiveram fim em julho de 2008, com a Base dos Bombeiros em Ubatuba e setembro de 2010 em Ilhabela, graças as parcerias com as respectivas Prefeituras. Para a autora o Capitão Stanelis é um benfeitor da região e o símbolo maior da proteção dos Bombeiros para com a população.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CÂMARA DE CARAGUATATUBA
Pedro Monte-Mór - Mtb 19.031
Nenhum comentário:
Postar um comentário