sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jundu replantado por ONG protege praia do Sahy, em São Sebastião

A organização não-governamental “Loucos pelo Sahy” iniciou em 2009 reposição vegetal com jundu nas areias da praia da Barra do Sahy, costa sul de São Sebastião. Hoje, já replantou em 83% e está na fase de conclusão dos trabalhos. Em um ano, o lugar terá sua vegetação toda refeita.

foto: PMSS/divulgação
O jundu, ou escrube, é planta que nasce em solo arenoso, espalhando-se pela areia do mar. Sem ele, os espaços de frente para o mar ficariam expostos às ondas, diminuindo a faixa de preamar. As ondas também são afetadas pela alteração nos bancos de areia.

Carlos Eduardo dos Santos, membro da ONG, considera Sahy praia das mais preservadas da Costa Sul de São Sebastião, pois muros e edificações não invadem a areia.

O desgaste que havia e motivou o replantio do jundu foi decorrente da passagem de carrinhos de ambulantes. A ONG arcou com todo o custo do projeto, cabendo à prefeitura fiscalizar daqui para a frente.

A presença do jundu permite o acúmulo de areia e melhora a qualidade das ondas, além de oferecer proteção da orla nos casos de ressacas. Funciona como contenção natural, integrando-se à paisagem e áreas de lazer.
Fonte: jornal Imprensa Livre – Bruna Campos – 7/1/11
O Blog de Caraguá - k

Nenhum comentário:

Postar um comentário