sábado, 8 de janeiro de 2011

Livro revela histórias reais de naufrágios na costa brasileira

São 35 casos ocorridos entre 1648 e 2005 no litoral de sete estados

O livro “Naufrágios do Brasil – Uma Cultura Submersa” será lançado em Santos no dia 13 de janeiro, na Pinacoteca Benedicto Calixto. A produção é da editora Cultura Sub. São 256 páginas repletas de detalhes sobre as histórias de 35 naufrágios ocorridos entre 1648 e 2005 no litoral de sete estados brasileiros.

A pesquisa e os textos são de autoria do jornalista José Carlos Silvares, especializado em navegação e em naufrágios. As fotografias subaquáticas são de autoria de Fernando Clark. 

“Estes naufrágios foram selecionados de uma imensa relação de acidentes em todo o País desde a época do descobrimento. Alguns critérios foram usados para esta seleção como a importância histórica e o seu interesse para mergulhos”, conta José Carlos Silvares, autor do livro que revela toda a história da tragédia com o transatlântico espanhol “Príncipe de Asturias”, em 1916, em Ilhabela. 

O mais antigo é o do galeão holandês “Utrecht”, que afundou em 1648 ao ser atingido por uma explosão durante batalha naval com os portugueses em Recife, Pernambuco. O mais recente é o do contratorpedeiro “Paraíba”, da Marinha do Brasil, um ex-destróier dos Estados Unidos que participou da Guerra do Vietnã. Ele afundou quando deixava o Rio de Janeiro em 2005 para ser demolido na Índia. 

Entre um e outro há casos de encalhe, colisão, choque em rochedos e de torpedeamento por submarinos alemães. Alguns casos, como o de conflitos bélicos, revelam a crueldade da Segunda Guerra Mundial, quando navios repletos de passageiros eram bombardeados no litoral. Alguns destes naufrágios levaram o Brasil a entrar na guerra em 1942. 

Além dos navios que foram protagonistas destes acidentes há também histórias de outras embarcações que participaram do mesmo fato, como os submarinos alemães, alguns dos quais estão também naufragados no litoral brasileiro. Suas histórias, bem como de seus comandantes, são contadas no livro.

Veja o caso do naufrágio do Príncipes das Astúrias, conhecido como o Titanic Brasileiro, ocorrido na costa da Ilhabela
Postada: 07/01/2011 22:4O 
O Blog de Caraguá - k

Nenhum comentário:

Postar um comentário