A Sabesp do Litoral Norte realiza diariamente o monitoramento da qualidade da água distribuída aos moradores das quatro cidades da região.
Para se ter uma ideia, a água fornecida à população é potável e atende aos padrões estabelecidos pela portaria 518 do Ministério da Saúde, seguindo as determinações da Organização Mundial de Saúde.
A Sabesp executa por mês mais de 2,5 mil análises (realizada em laboratórios acreditados na norma IEC 17025 do INMETRO desde 2007) em mais de 570 amostras coletadas em diferentes pontos dos sistemas de abastecimento da região.
Depois de captada, a água proveniente dos rios e mananciais do Litoral Norte é levada para um reservatório apropriado e recebe o tratamento adequado e controle permanente nas Estações de Tratamento de Água, ou seja, com monitoramento de hora em hora.
A Sabesp cumpre legislação publicando mensalmente nas contas de água o resumo das análises de controle de qualidade realizada e anualmente encaminha a todas as clientes relatório referente à qualidade anual da água distribuída em todos os sistemas no Litoral Norte.
Por estes motivos, a empresa ressalta que a população pode e deve consumir com total tranquilidade a água que chega a sua casa pelas redes de abastecimento da empresa.
Porém, segundo o superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, a população deve ter o cuidado com bicas e fontes alternativas que podem estas sim, ter a água contaminada e representar um risco real à saúde e a vida.
Quanto às caixas de água domiciliares, a Sabesp recomenda aos seus clientes a lavagem e desinfecção destes recipientes a cada seis meses para garantir a qualidade do líquido consumido internamente.
A empresa se coloca a disposição para mais informações por meio do telefone gratuito 0800 055 0195, 24 horas por dia.
Assessoria de Imprensa da Sabesp - RN
Acácio Gomes - Fotos: Divulgação/Sabesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário