quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O pacto republicano

Segundo o senador José Sarney, os três poderes da República, Câmara, Senado e Supremo, devem assinar o 3° Pacto Republicano. A grande maioria do povo não tem a mínima idéia do que seja esse negócio. Vivemos no país das ambiguidades. 

Tudo o que está escrito na legislação brasileira pode ser interpretado de várias maneiras, pois nada é o que aparenta ser. As leis confeccionadas pelos políticos oportunistas do Congresso Nacional são ambíguas e obscuras. 

Quando a sociedade reclama da justiça os defensores dos marginais beneficiados por esta ambiguidade falam que o texto foi mal ajuizado. Não vale o que parece estar escrito, mas sim o que é interpretado pelos advogados. 

As leis votadas no Congresso Nacional são ambíguas, pois se não o fossem elas jamais seriam aprovadas em plenário. Elas precisam sempre oferecer nuances legais que podem mudar tudo o que elas querem dizer. 

O povo sabe quem é ladrão, mas a justiça brasileira até hoje não sabe definir com clareza o que é um roubo. Uma boa parte dos nossos homens públicos não participa da idéia geral de que para o exercício do cargo público haja necessidade de uma postura ética inabalável. 

Eu gostaria de saber se o 3° Pacto Republicano vai mudar essa história?

Wilson Gordon Parker - por email, Nova Friburgo/RJ

Publicado no jornal Imprensa Livre - 09/02/11
seção "Com a palavra, o leitor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário