Samu de Caraguá recebe viatura reserva
Além das três Unidades de Suporte Básico (USB) e da Unidade de Suporte Avançado (USA), Caraguá recebeu na última semana (10) uma ambulância reserva do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As ambulâncias atendem ocorrências em todo o município. A coordenadora de enfermagem do Samu em Caraguá, enfermeira Márcia Anastácio, explica que as USB e a USA estão estrategicamente localizadas para agilizar o atendimento. “As unidades estão divididas entre as regiões norte, sul e central: uma viatura de atendimento básico na unidade de saúde do Massaguaçú, outra no Porto Novo e uma no Indaiá, onde também está localizada a unidade avançada da cidade”.
Cada ambulância básica leva um condutor e um técnico de enfermagem, já a avançada tem na equipe, além do condutor, um enfermeiro e um médico. Os profissionais passam por constantes treinamentos e simulações para aperfeiçoar o atendimento às vitimas e tornar o serviço mais rápido.
Márcia conta que antes da chegada do sistema à cidade o trabalho das ambulâncias se restringia ao transporte das pessoas. “Agora, o atendimento começa no momento em que a pessoa liga pedindo o serviço. Isso facilita o trabalho dos médicos no hospital também. A chance de sobrevida do paciente aumenta significativamente”, afirma.
A enfermeira alerta sobre a necessidade de se passar informações corretas ao telefone. “Os atendentes recebem treinamento e supervisão de um médico para orientar a vítima enquanto o Samu não chega. É extremamente importante falar exatamente o que está acontecendo, para que tudo corra da melhor forma possível”, explica.
No mês de janeiro, o Samu de Caraguá atendeu a 1.410 ocorrências gerais, 794 casos clínicos e 319 traumas.
Serviço: O telefone para atendimento do Samu é o 192. O número é gratuito.
Assessoria Imprensa/PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário