sexta-feira, 24 de junho de 2011

Expansão do aeroporto em S. José é suspensa


O plano de ampliação do aeroporto de São José dos Campos, que deveria começar no segundo semestre, foi suspenso temporariamente pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária). A estatal interrompeu os investimentos para realizar um novo projeto de expansão com custo superior aos R$ 2,5 milhões previstos inicialmente. A decisão foi tomada devido o crescente trânsito de passageiros pelo terminal.
A Infraero considera que o volume de operações nos últimos meses demonstrou que o aeroporto necessita de adequações maiores do que as pretendidas inicialmente e, por isso, precisaria de tempo para fazer um novo estudo antes de iniciar as obras. “O terminal é pequeno, porém consegue atender hoje as operações existentes. Essa revisão no projeto é para adequarmos de forma eficiente o terminal, sempre preocupados em atender aos usuários e passageiros com qualidade e segurança”, explicou Jussara Ribeiro, superintendente da Infraero em São José.
Antes do cancelamento do projeto, a estatal pretendia construir um MOP (Módulo Operacional Provisório). Trata-se de um “puxadinho” de estruturas pré-montadas que ampliaria a capacidade de 100 mil para 600 mil usuários por ano. A obra aumentaria em 1.000 metros quadrados a sala de embarque e desembarque. O projeto estava orçado em R$ 2,5 milhões e tinha prazo de seis meses para ser concluído. A intenção da superintendente, à ocasião do anúncio dos investimentos, era antecipar as obras, mas todo o projeto ficou no papel.
Atualmente o pátio do aeroporto tem capacidade para estacionar três aeronaves de médio porte, como os Boeing 737, ou 16 jatos executivos de pequeno porte, como os Phenom da Embraer. Essa capacidade, de acordo com a Infraero, deverá ser explorada ao máximo, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil. O aeródromo joseense é apontado como uma das principais alternativas para receber voos desviados de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, em Campinas, durante o torneio continental.
Fonte: O Vale/Hernane Lélis
Caraguablog/JFPr

Nenhum comentário:

Postar um comentário