sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Regionalização do Vale foi o principal tema da reunião do Codivap em Ubatuba


Um dos argumentos é que a regionalização garantiria mais autonomia política e econômica às cidades do Vale, facilitando a obtenção de recursos e melhorias junto às esferas estadual e federal.
O presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte) e prefeito de Ubatuba Eduardo de Souza Cesar recebeu os prefeitos integrantes do consórcio para a 6ª reunião ordinária do ano, nesta sexta-feira, 26. O encontro aconteceu no Hotel Recanto das Toninhas e contou com a presença de dois deputados estaduais: Padre Afonso Lobato e Hélio Nishimoto.
O principal tema da reunião voltou a ser a regionalização do Vale, assunto que tem sido recorrente em todos os encontros do Codivap, por estar em fase decisiva para concretização. O deputado Padre Afonso, representando a Frente Parlamentar do Vale do Paraíba, reiterou a importância do tema: “já conversamos diversas vezes sobre a regionalização e esta semana estivemos com o secretário Edson Aparecido para falar sobre essa questão e cobrar agilidade. Por isso vim hoje para apresentar para vocês como está o andamento do processo. Estão sendo feitos estudos para avaliar qual formato é o mais adequado para nossa região – a região metropolitana ou aglomeração urbana – e assim que isso for definido, o Governo do Estado vai enviar para a Assembleia Legislativa, em regime de urgência”.
Um dos argumentos é que a regionalização garantiria mais autonomia política e econômica às cidades do Vale, facilitando a obtenção de recursos e melhorias junto às esferas estadual e federal.
Importância do Codivap no processo
De acordo com o deputado, durante os 45 dias de prazo para uma decisão, a Frente Parlamentar realizará outras reuniões para discutir o projeto com a população e o Codivap é peça fundamental neste processo. “O Consórcio, juntamente com a Frente Parlamentar, tem o papel de protagonizar essas discussões junto ao Governo do Estado. Temos que amadurecer a questão e avançar para ajudar a região em um planejamento integrado e fazer com que ela tenha o peso político que merece. Isso vai ser traduzido em melhoria de estradas, saúde, segurança pública, etc”, completou Padre Afonso Lobato.
Hélio Nishimoto também discursou sobre o tema, dizendo que os objetivos da regionalização vão exatamente ao encontro do que o Codivap pretende no dia a dia: a integração para o desenvolvimento regional. Nishimoto falou também sobre a importância da união dos prefeitos. “Estou muito otimista e vamos continuar nessa caminhada, mas senti falta da presença de mais prefeitos para esta discussão tão importante, que é de interesse de todos. Tem que haver unidade para que obtenhamos o que queremos”, considerou o deputado.
Frente Parlamentar
O prefeito de Ubatuba fez questão de enaltecer a relevância da Frente Parlamentar na região: “A Frente tem ajudado muito o Codivap em diversos assuntos. Aqui em Ubatuba, por exemplo, ajudou na nossa Santa Casa e termos os deputados presentes em nossas reuniões, além de ser uma honra é também muito importante para que possamos ter ainda mais representatividade junto ao Estado”.
Os prefeitos discutiram ainda a questão das estradas vicinais da região que, segundo eles, merecem uma maior atenção para melhorias das condições de acesso, tanto para turismo como para escoamento de produções.
Paralelamente à reunião dos prefeitos, aconteceu o Codivap Mulher, com a presença das primeiras-damas. A reunião contou com a palestra da representante do Sebrae – regional Guaratinguetá, Márcia Mendes Coelho, falando sobre empreendedorismo.
Por fim, o presidente do Codivap agradeceu a presença de todos, dizendo que espera ter recebido os demais prefeitos tão bem quanto ele sempre é recebido nas outras cidades onde as reuniões acontecem mensalmente.
Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

Nenhum comentário:

Postar um comentário