sexta-feira, 22 de outubro de 2010

513 Deputados foram eleitos, somente 35 com seus próprios votos

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra, segundo o resultado preliminar das eleições parlamentares de 2010, apenas 35 dos 513 deputados federais eleitos conseguiram individualmente o quociente eleitoral nos seus Estados.
Os “puchadores” de votos elegeram os outros deputados que foram galgados, que por receberem votos em massa carregam alguns colegas do partido sem votação expressiva. Isso ocorre pelo  calculo do Quociente Eleitoral.
Na eleição de 2006, 32 foram eleitos ou reeleitos com os seus próprios votos, sem a necessidade dos votos das coligações.
Minas Gerais, Bahia e Pernambuco elegeram cinco parlamentares nessa circunstância. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Goiás, Pará, Rio Grande do Norte, possuem dois eleitos cada. Paraná, Distrito Federal, Piauí, Acre, Rondônia e Roraima contabilizão um representante cada.
Considerando os partidos, PT e PMDB elegeram sete cada; PSB cinco; PR quatro; PSDB, DEM e PP dois; e PTB, PPS, PDT, PSC, PSOL e PCdoB, um.
O humorista Tiririca, que conquistou a expressiva votação de 1,3 milhão de votos pelo PR- Partido da República em São Paulo, obteve votos suficientes para acudir a mais 3,5 deputados de sua coligação.
O sistema atual cria distorções “anômalas” quando se trata de coligações partidárias, pois nem sempre o candidato “puxado” adota a mesma ideologia do mais votado que o ajudou a se eleger.
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário