segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Caraguá recebe Circuito SESC de Artes no final de semana

Oficinas, circo, teatro, dança, literatura, arte mídia e show.

 Um ônibus repleto de atrações culturais do Serviço Social do Comércio (SESC) vai agitar o feriado prolongado em Caraguá com uma programação intensa de atividades nas áreas de artes visuais, circo, teatro, dança, literatura, arte mídia e um show. O Circuito SESC de Artes terá entrada franca e será neste sábado dia30, a partir das 16h, na Praça de Eventos da Avenida da Praia. A edição deste ano explora o imaginário das praças públicas como locais de troca de experiências.

A ideia do SESC é presentear a cidade com uma programação cultural composta por diferentes linguagens artísticas. O circuito percorre as cidades com um caminhão que leva telões de 300 polegadas, palco, cenário, objetos e adereços.
O evento inicia com oficinas de xilogravura (gravação em madeira) que propõe uma breve introdução sobre a história da técnica dessa atividade, construção de imagens, gravação do desenho na madeira e impressão no papel. A oficina será ministrada pelo artista plástico Fabrício Lopez.
Ainda na área de artes visuais, haverá o Jogo Acervo SESC de Arte Brasileira, uma brincadeira de cartas com imagens impressas de algumas obras do acervo do SESC que propõe indagações e reflexões educativas relacionadas aos trabalhos apresentados.
O circo não ficará de fora das atrações. “Pérolas e Plumas”, com o grupo Los Gingers, levará para a Praça de Eventos um ambiente inspirado nos cabarés com técnicas de malabares, equilíbrios e acrobacias.
A partir das 17h30 será o momento de uma “Pausa para Respirar”, com a Cia Opovoempé. De jalecos brancos, os integrantes do grupo utilizam placas com perguntas que promovem uma reflexão quanto aos hábitos do dia-a-dia, modo de vida e bem-estar.
O compositor Adoniran Barbosa será homenageado com uma performance de dança da Cia 3 de Paus. Ao som de instrumentos como violão, pandeiro e caixas de fósforo, o espetáculo mergulha no romantismo e no samba de um dos grandes nomes da música popular brasileira.
Os amantes da literatura e que também querem viver um dia de profissional da área de comunicação poderão entrevistar moradores e turistas da cidade para saber o que estão lendo, quais são seus poetas e escritores favoritos. Os trabalhos elaborados na oficina “Repórter Abelha” serão editados no mesmo dia e apresentados no telão do palco.
A maratona de eventos do Sesc conta ainda com um encontro dedicado à poesia oral. A ideia é compartilhar experiências e propor um campeonato entre os participantes que valorize o teatro épico e o hip hop.
Na área de arte mídia, o artista digital, músico e designer, Henrique Roscoe, mostra composições audiovisuais feitas de imagens abstratas e sons que são gerados em tempo real por instrumentos elaborados em programas de computador.
Para encerrar o Circuito SESC de Artes, será apresentado um tributo a Tim Maia, com a banda Black Rio. Reconhecida por sua mistura de funk, soul, samba e outros ritmos regionais, o grupo apresenta um show em homenagem ao cantor brasileiro Tim Maia, com destaque para as músicas “Do Leme ao Pontal”, “Que Beleza”, “Não Quero Dinheiro”, “Primavera” e “Gostava Tanto de Você”.
A realização do Circuito SESC de Artes em Caraguá é do Sesc são Paulo, com o apoio do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, e Sindicatos do Comércio.
Serviço
Circuito SESC  de Artes                                           Caraguá – SP
Dia 30 de outubro, às 16h                                      Programação completa:                                             
 Praça de Eventos da Avenida da Praia                 www.sescsp.org.br/circuiito    
 Entrada franca.                                                                                Assessoria de Comunicação Social
                                                                                                                                         Fotos: Divulgação/Sesc-SJC
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário