segunda-feira, 25 de outubro de 2010

População é mobilizada em evento para o racismo na saúde

 

 Enfrentar a presença do racismo no SUS. Esse é o objetivo da campanha municipal. “Qual a sua cor ou raça/etnia? A saúde quer saber!”, e fará  na quarta-feira dia 27, das 8h às 17h. a mobilização na Pç. Cândido Motta.
A campanha acontece em todo o país, mas será a primeira vez que Caraguá compartilha com diversas ações voltadas para o profissional da saúde e população.
Nádia Licarião, articuladora da Saúde da População Negra, descreveu o
evento. “Estamos em busca da qualidade no tratamento e para isso precisamos de todos os dados da população, pois assim teremos informações sobre as doenças mais comuns”, explicou.
Nádia elucida ainda que apesar dos avanços na área da saúde, as desigualdades raciais continuam e a Articulação da Saúde da População Negra está incluída no Plano Municipal de Saúde 2010-2013, com atos sobre o racismo. 
A secretaria da Saúde junto com ONG’s e outras secretarias realizará a Semana da Consciência Negra em novembro, com o objetivo de dar atenção à prevenção e ao tratamento das dificuldades que atingem a população negra. Monta-se uma organização dos serviços, uma qualificação dos profissionais, disponibilidade de exames e medicamentos. No final de outubro terá uma capacitação para médicos e enfermeiros.
           A campanha “Qual a sua cor ou raça/etnia? A saúde quer saber”, integra o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, que ocorre desde 2007 em todo o país e tem o objetivo de melhorar o trabalho na saúde.
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário