Projeto inscrito capacitou cozinheiras trainees para supervisionar e orientar preparo da merenda no município
A secretaria municipal de Educação recebeu nesta semana um certificado de participação da 7ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pelo programa Ação Fome Zero. O município inscreveu em 2010 o projeto ‘Supervisão e Orientação na Alimentação Escolar’, desenvolvido com 156 cozinheiras da rede municipal durante o ano de 2009.
As ‘cozinheiras trainees’, como são chamadas, passaram por um treinamento com o diretor de alimentação, nutricionistas, técnicos de nutrição e auxiliares administrativos. Os temas abordados foram: procedimentos corretos quanto ao preparo dos alimentos; armazenamento correto dos alimentos; higienização e manipulação de alimentos; aceitabilidade dos alimentos associados aos casos de patologia, entre outros.
Das 156 cozinheiras, nove foram selecionadas para atuar como supervisoras nas escolas. Todos os dias elas visitam duas unidades de ensino e verificam os problemas, resultados e necessidades de cada cozinha. Tudo é registrado em um relatório, assinado pela direção e entregue a uma supervisora nutricionista que gerencia encontros semanais com o grupo.
Por meio desse projeto, além da capacitação das profissionais que estão à frente da alimentação escolar, 26 mil alunos são atendidos com cardápios adequados às faixas etárias e preparados com higiene e muito carinho.
Para o diretor de alimentação escolar, Manoel Vicente da Silva, o Manu, a criação desse projeto foi importante para acompanhar e atender cada vez mais de perto as necessidades de cada escola. “Esse certificado significa a valorização das ações promovidas no município na área de alimentação escolar. Nossa intenção é participar do prêmio todos os anos”, disse Manu.
Neste ano, Caraguá será inscrita no mesmo prêmio com o projeto ‘Alimentação certa na hora certa’, desenvolvido em 2010, que determinou um horário específico para alimentação, almoço e jantar, e outro para as crianças brincarem.
O prêmio
O “Gestor Eficiente da Merenda Escolar” é uma atividade de avaliação, seleção, premiação e divulgação de boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), promovida pela Ação Fome Zero, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que representa uma aliança de empresas e empresários comprometidos com o desenvolvimento social sustentável do país.
Assessoria de Comunicação Social – 01/02/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário